quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Machu Picchu

Trem de Poroy/Cuzco para Aguas Calientes


A estação do Vistadome fica em Poroy, a 25 minutos de Cuzco



O rio Urubamba nos acompanha por toda a viagem






Depois de 3 horas chega-se a estação de Aguas Calientes






De Águas Calientes a Machu Picchu by bus:
 A estrada é sinuosa. A estrada é este caminho entre o verde! O trajeto tem 14 km e demora 25/30 min para ser percorrido.




A construção de Machu Picchu começou em 1438, sob o comando do inca Pachacutec.

Acredita-se que ali era uma universidade, onde as pessoas estudavam, ou uma cidade para a nobreza inca, com acomodação suficiente para todo o estafe necessário para manter a coisa funcionando.

A área total do sítio soma 326 quilômetros quadrados. O sítio foi abandonado; em 1532, quando os espanhóis chegaram ali, estava totalmente desabitado.

Machu Picchu impressiona, faz a gente soltar aquele "uau"... É mágico, com uma energia diferente, indescritível...


A cidadela está "dependurada" em um terreno muito escarpado, a 2.350 m de altitude, com dois vales, um de cada lado. Em um deles, serpenteia o esverdeado rio Urubamba, 600 m abaixo,( foto acima) que dá nome à região. Do outro lado, impõe-se o monte Waynapicchu ( no fundo da foto)



Machu Picchu é dividida em três partes. Imagina-se que a agrícola, que fica logo à esquerda de quem entra, é formada por grandes terraços para plantação e encimada por uma casinha, era usada para garantir a segurança do sítio.
 
Quem vem pela trilha inca chega por um ponto acima dessa casinha. A parte dos nobres e dos sacerdotes fica mais adiante. Ali há palácios, observatórios, templos e casas. Embora os guias contem histórias e dêem mil explicações, muitas vezes nada substitui andar com calma para poder observar os detalhes sem ser imediatamente informado de que aquilo era supostamente uma cama, um altar ou um relógio de sol
 













 
CUZCO

Muralhas incas, igrejas barrocas e ruas estreitas. Foram séculos talhando cada detalhe gracioso que hoje é desfrutado por estrangeiros de todas as partes do mundo.Tudo começou com a topografia. Acidentada, a cidade tem inúmeras ladeiras. Cenário desenhado, vieram então os incas e construíram ali a capital de seu império. Resultado: a cidade é repleta de muros centenários, que estão dentro de restaurantes, em fachadas de lojas de câmbio e onde mais se puder imaginar. Além dos muros, eles deixaram Qorikancha, um templo dedicado ao Sol, que, quando os espanhóis chegaram, era coberto de ouro, e muitos sítios nos arredores, como Tambomachay e Saqsaywaman. A rua em Cusco é o que há de mais legal. Muitas ruas são becos. Assim, uma caminhada tem a graça de ser uma espécie de brincadeira de labirinto.

Peru - Cuzco

CUZCO
Pukapukara com suas mesas de sacrifícios dentro de uma gruta, tem uma boa vista de Cusco.

Muralhas incas, igrejas barrocas e ruas estreitas.
Foram séculos talhando cada detalhe gracioso que hoje é desfrutado por estrangeiros de todas as partes do mundo.
Tudo começou com a topografia. Acidentada, a cidade tem inúmeras ladeiras.
Cenário desenhado, vieram então os incas e construíram ali a capital de seu império.


Resultado: a cidade é repleta de muros centenários, que estão dentro de restaurantes, em fachadas de lojas de câmbio e onde mais se puder imaginar.
Além dos muros, eles deixaram Qorikancha, um templo dedicado ao Sol, que, quando os espanhóis chegaram, era coberto de ouro, e muitos sítios nos arredores, como Tambomachay e Saqsaywaman.
As ruas em Cusco são super interessantes. Muitas são becos. Assim, uma caminhada tem a graça de ser uma espécie de brincadeira de labirinto.









 




SAQSAYWAMAN é prova da eficiência em encaixar pedras ( a maior com 9m de altura por 5m de largura) (uma loucura como a tanto tempo atrás os Incas fizeram essa construção!)
Aparentemente uma estrutura militar atribui-se sua construção ao início do período de governo do Inca Tupac Yupanqui, sendo que a mesma levou cerca de 70 anos, exigindo trabalho de mais de 20.000 homens.
É pertinho de Cuzco e imperdível!